A reunião de Análise de Mercado do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começou na manhã desta terça-feira (21). Nesta tarde, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os diretores da instituição irão participar do encontro para Análise de Conjuntura, também do Copom.
Ainda acontecerá uma rodada de discussões antes de indicarem o novo patamar da Selic, que está atualmente em 5,25% ao ano, e deve aumentar 1 ponto percentual, chegando a 6,25% ao ano, conforme as últimas falas de Campos Neto.
Para o fim de 2021, o Boletim Focus desta semana apontou que a taxa básica de juros deve chegar a 8,25%, enquanto a inflação deve chegar a 8,35%. Já para o próximo ano, o mercado prevê a Selic a 8,50% e a inflação a 4,10%.
Segundo o Broadcast, nas comunicações da última reunião do Copom, a autarquia afirmou que “antevê outro ajuste da mesma magnitude”. Na ocasião, o Copom avaliou que o cenário mostrava que a adoção de uma estratégia de mais tempestividade no ajuste da taxa de juros seria apropriada.