Rock in Rio movimentará R$ 3 bi no Rio, dizem organizadores

O impacto do Rock in Rio vai além dos limites da Cidade do Rock

Público no evento teste do Rock in Rio 2022 na Cidade do Rock, montada no Parque Olímpico, Barra da Tijuca (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Público no evento teste do Rock in Rio 2022 na Cidade do Rock, montada no Parque Olímpico, Barra da Tijuca (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O impacto do Rock in Rio vai além dos limites da Cidade do Rock. Hotéis, bares e restaurantes na região já estão notando um aumento significativo no número de clientes devido ao festival.

Segundo a organização do evento, o Rock in Rio deve gerar quase R$ 3 bilhões em movimentação econômica para a cidade do Rio de Janeiro.

“Nós estimamos um incremento no movimento da ordem de 25%. Essa tem sido a média que a gente tem observado historicamente e a gente sabe que, ao longo desses últimos anos, quando há o evento, há um público importante de turistas brasileiros e até estrangeiros, principalmente aqui da América do Sul, para o Rio de Janeiro, pra assistir ao evento”, fala o presidente da Abrasel-RJ (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Pedro Hermeto.

O movimento nos aeroportos também está em alta. O Aeroporto Internacional do Galeão verá um acréscimo de 380 voos aos finais de semana durante o evento, um aumento de 200% em relação à edição de 2022.

A Rodoviária do Rio de Janeiro também experimentará um aumento significativo, com 225 mil passageiros previstos para embarcar e desembarcar entre 12 e 23 de setembro, o que representa uma elevação de 40% em comparação com o movimento habitual. Além disso, a demanda por aluguel de apartamentos e quartos de temporada também está crescendo.

Rock in Rio espera receber 47 mil turistas de todo o Brasil

O Rock in Rio deve atrair aproximadamente 47 mil visitantes de diferentes regiões do Brasil, incluindo cidades como São Paulo, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte e Curitiba. Ao longo dos sete dias do festival, a Cidade do Rock deverá reunir um total de 700 mil pessoas.

“Sempre tem, ninguém quer perder o festival. Então o Centro da cidade é uma boa oportunidade pra quem não reservou. Tá com bons preços, tem uma boa acessibilidade ao Santos Dumont, ao festival com metrô e Linha Amarela. E Zona Sul e Barra também tem algumas vagas”, diz a gerente de vendas da Rede Windsor, Bianca Rodrigues.