O impacto do Rock in Rio vai além dos limites da Cidade do Rock. Hotéis, bares e restaurantes na região já estão notando um aumento significativo no número de clientes devido ao festival.
Segundo a organização do evento, o Rock in Rio deve gerar quase R$ 3 bilhões em movimentação econômica para a cidade do Rio de Janeiro.
“Nós estimamos um incremento no movimento da ordem de 25%. Essa tem sido a média que a gente tem observado historicamente e a gente sabe que, ao longo desses últimos anos, quando há o evento, há um público importante de turistas brasileiros e até estrangeiros, principalmente aqui da América do Sul, para o Rio de Janeiro, pra assistir ao evento”, fala o presidente da Abrasel-RJ (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Pedro Hermeto.
O movimento nos aeroportos também está em alta. O Aeroporto Internacional do Galeão verá um acréscimo de 380 voos aos finais de semana durante o evento, um aumento de 200% em relação à edição de 2022.
A Rodoviária do Rio de Janeiro também experimentará um aumento significativo, com 225 mil passageiros previstos para embarcar e desembarcar entre 12 e 23 de setembro, o que representa uma elevação de 40% em comparação com o movimento habitual. Além disso, a demanda por aluguel de apartamentos e quartos de temporada também está crescendo.
Rock in Rio espera receber 47 mil turistas de todo o Brasil
O Rock in Rio deve atrair aproximadamente 47 mil visitantes de diferentes regiões do Brasil, incluindo cidades como São Paulo, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte e Curitiba. Ao longo dos sete dias do festival, a Cidade do Rock deverá reunir um total de 700 mil pessoas.
“Sempre tem, ninguém quer perder o festival. Então o Centro da cidade é uma boa oportunidade pra quem não reservou. Tá com bons preços, tem uma boa acessibilidade ao Santos Dumont, ao festival com metrô e Linha Amarela. E Zona Sul e Barra também tem algumas vagas”, diz a gerente de vendas da Rede Windsor, Bianca Rodrigues.