Rússia diz que pagou juros de dívida estrangeira

No entanto, país não especifica se credores receberam juros

O Ministério das Finanças da Rússia declarou nesta quinta (17) que realizou o pagamento de US$ 117,2 milhões em juros de títulos Eurobonds que venceram na véspera, no entando, não esclareceu se os recursos foram recebidos pelos credores. As informações são do Suno.

Durante um comunicado, o órgão russo informou que fornecerá mais informações, em um momento não especificado, sobre se o Citi – agente responsável pela transação – recebeu o dinheiro.

Segundo o jornal Financial Times, um credor europeu alegou que ainda não tinha embolsado os fundos.

Moscou ainda dispõe de um período de carência de 30 dias antes de entrar em default, segundo a Fitch. O Kremlin tem dito que as sanções ocidentais das quais é alvo, por conta da invasão da Ucrânia, atrasam o serviço da dívida soberana.

Ainda de acordo com a Fitch, o calote da Rússia é ‘iminente’, a agência de classificação de risco ao rebaixar o rating do país pela segunda vez consecutiva.

Na avaliação da Fitch, mais geral, o crescimento do número de sanções contra a Rússia, aumentam a probabilidade de uma resposta política que leve em consideração pelo menos o não pagamento seletivo de suas obrigações de dívida soberana.

A Fitch ainda fala sobre um decreto presidencial de 5 de março, que pode forçar uma redenominação dos pagamentos da dívida soberana em moeda estrangeira para a moeda local para credores em países específicos.

Além disso, a aplicação do regulamento do Banco Central da Rússia restringiu a transferência de cupons de dívida em moeda local para não residentes desde o final da semana passada, aponta.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile