Juros

Selic: IA vê 41% de chance de aumento na próxima reunião do Copom

Segundo a IA da Equus Capital, o aumento deve ser de 0,25%, o que levaria a Selic a 10,75%

Moeda real brasileiro
Foto: unsplash

O IEPS (Índice Equus de Precificação da Selic), que utiliza IA (inteligência artificial) para realizar análises, indica 41,8% de chance de o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) elevar a taxa de juros em sua próxima reunião.

Segundo a IA da Equus Capital, o aumento deve ser de 0,25%, o que levaria a Selic a 10,75%.

A IA da Equus Capital também sinalizou que, nesta semana, houve um aumento no número de contratos em aberto no mercado de opções do Copom, passando de 18.088 para 21.522.

“As taxas dos DIs com prazos mais longos subiram nesta sexta-feira devido a preocupações com o equilíbrio fiscal, após o aumento da dívida bruta em julho e a força do mercado de trabalho, que trazem dúvidas sobre o controle da inflação”, explicou a casa, de acordo com o “Suno”.

BC: Guillen reforça que começo do ciclo de alta da Selic seria gradual

Diogo Guillen, diretor de política econômica do BC (Banco Central), afirmou que há duas opções colocadas na ata do Copom (Comitê de Política Monetária), de manutenção do patamar dos juros ou de alta, “para mim isso já é uma indicação forte de que um começo do ciclo seria gradual”.

Parceiros

Guillen se referia a uma afirmação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, de que “se e quando houver um ciclo de ajuste nos juros, esse ciclo será gradual”. A fala de Campos Neto aconteceu na semana passada.

As sinalizações do Copom na última ata foram de um momento de cautela e avaliação das estratégias para a política monetária.

A primeira delas seria a manutenção de juros “por tempo suficientemente longo” para convergir a inflação à meta da autarquia.

Enquanto a segunda indicação do colegiado foi que “não hesitará” em elevar os juros para assegurar o cumprimento da meta de inflação “se julgar apropriado”.