Projeção

Selic: Natixis eleva projeção de 8,5% para 9,5%

O banco francês espera uma desaceleração do ritmo de cortes para 0,25 ponto a partir de junho e para o fim do ciclo em setembro

Cálculo de dinheiro
Foto: Pixabay

O banco francês Natixis elevou a projeção para a taxa Selic deste ano de 8,5% para 9,5%. A instituição financeira também espera uma desaceleração do ritmo de cortes para 0,25 ponto a partir de junho e para o fim do ciclo em setembro.

Em relatório enviado a clientes, o economista-chefe para Américas do Natixis, Benito Berber, afirma que, “se o BC pretende manter a política monetária em nível restritivo, isso significa que fixará a taxa básica acima de 9% neste ano”.

Para ele, a mudança no “forward guidance” – políticas que procuram controlar e liderar as expectativas a respeito do comportamento da taxa de juros – é importante, por sinalizar ao mercado uma postura mais cautelosa no futuro.

“A menos que haja mais progressos no front da inflação, o BC reduzirá o ritmo dos cortes. Outro fator que poderá contribuir para a provável redução do ritmo de redução dos juros é a frente fiscal. Embora não esperemos uma grande deterioração na meta fiscal, é pouco provável que o governo atinja um resultado primário de 0% do PIB em 2024″, destacou o economista-chefe para Américas do Natixis.

Itaú (ITUB4) mantém projeção de Selic a 9,25% até o final do ano

Apesar de esperar que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) mantivesse o forward guidance para as próximas reuniões, não apenas para a próxima, o texto do comunicado sobre a Selic surpreendeu o Itaú (ITUB4).

No entanto, o banco continua projetando a taxa Selic em 9,25% ao final do ano. “Saberemos mais sobre o racional do Copom com a divulgação da ata da reunião na terça”, aponta em relatório.

De acordo com o Itaú, o Comitê optou por reduzir sua orientação futura em meio a um cenário de crescente incerteza.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile