O período entre os dias 11 e 16 de outubro foi marcado por movimentos voláteis nos mercados globais, saídas da bolsa brasileira e os desdobramentos de conflitos comerciais. A China e os EUA seguiram como protagonistas durante a semana, com impactos diretos sobre os investidores e commodities.
O presidente Donald Trump voltou a inflamar os mercados após tentar amenizar as tensões com a China no domingo (12), afirmando que “tudo vai ficar bem”, o presidente republicano reforçou na quarta-feira (15) que os dois países permanecem em guerra comercial. As tarifas impostas somam mais de 100%, e a China respondeu com medidas retaliatórias sobre produtos norte-americanos.
Resumo da semana que chega
Para a semana do dia 20 a 24 será marcada pela divulgação dos dados do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15), além do início da temporada dos balanços trimestrais, começando pela WEG (WEGE3), Usiminas (USIM5) e AgroGalaxy (AGXY3).
O mercado também vai manter sob radar o andamento das tratativas de acordos comerciais entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping. Trump havia ameaçado não comparecer na reunião que está prevista para acontecer no final deste mês.
Bem provável que já na próxima semana seja possível vermos um desfecho sobre a situação entre as duas maiores economias do mundo.
Logo na segunda-feira (20), será divulgado o tradicional Boletim Focus, com as análises dos agentes do mercado sobre a projeção da inflação e da taxa Selic para 2026.
Nos EUA, haverá o anúncio dos dados da produção industrial referente ao mês de setembro.
Terça-feira (21), porém, não haverá acontecimentos relevantes no mercado.
Já na quarta-feira (22), iniciamos a temporada dos balanços trimestrais, com a fabricante de motores elétricos WEG (WEGE3), seguida pela siderúrgica Usiminas (USIM5) e a companhia especializada no ramo agro, a AgroGalaxy (AGXY3).
Na quinta-feira (23), haverá uma reunião do Conselho Monetário Nacional no Brasil, enquanto nos EUA, haverá a divulgação dos dados de emprego e seguro-desemprego, na qual o Fed (Federal Reserve) mantém sob radar para um possível corte nos juros no fim do mês. O banco central americano ainda, vai divulgar dados do Balanço Patrimonial no dia.
Na sexta-feira (24), o mercado vai abrir os olhos para os dados do IPCA -15 referentes ao mês de outubro que serão divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Haverá ainda, os anúncios das transações correntes e do investimento estrangeiro direto no mercado doméstico em relação ao mês de setembro.
Ainda no dia, mas no cenário externo, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do mês de setembro nos EUA será anunciado. Além do IPC, haverá ainda os anúncios do PMI Industrial e do PMI de Serviços – indicadores que medem a atividade econômica nos setores do país.