No início da próxima semana os importadores e distribuidores de combustíveis no Brasil enviarão um ofício solicitando isenção de taxa de importação de 20% sobre o etanol anidro para o órgão da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
“Estamos apresentando uma oportunidade para redução imediata no preço da gasolina”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo.
O Brasil vem enfrentando uma baixa oferta do produto e com a liberação do tributo, às irá possibilitar a redução do custo da gasolina. Segundo as companhias, com a aprovação do pedido, teria um impacto de redução em cerca de 18 centavos de real por litro, favorecendo o bolso do consumidor.
“Esta sugestão está sendo enviada também para todos os membros do Gecex [Comitê-Executivo de Gestão da Camex]. Estamos nos preparativos finais, possivelmente na segunda-feira.”
Segundo Araújo, anteriormente um ofício já havia sido enviado nesta semana ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e ao presidente da Câmara, Arthur Lira.