O setor de comércio fechou o ano de 2024 com uma marca histórica. Após 12 anos, registrou uma alta de 4,7% no acumulado de todo o ano, segundo levantamento do IBGE. O último bom desempenho do comércio varejista havia sido a marca de 8,4%, em 2012. O comércio varejista como um todo se beneficiou principalmente por conta de um quadro econômico favorável, com mais pessoas ocupadas e com o crédito relativamente estável.
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foi divulgada no primeiro trimestre deste ano. Segundo a mesma, foi registrado também que o país ultrapassou o número máximo de vendas, algo que não ocorria desde 2020. O único aspecto negativo é que, nos dois últimos meses do ano, novembro e dezembro, houve uma pequena queda, de cerca de 0,1%.
Principais setores do comércio envolvidos
Mesmo esse desvio negativo não saiu da margem considerada normal ou dentro da estabilidade. E os principais setores que alavancaram esse bom resultado foram o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com um crescimento de mais de 14%; veículos e motos, partes e peças, com quase 12%; e artigos de uso pessoal e doméstico, com cerca de 7%.
Contudo, outros setores enfrentaram quedas, como o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 7,1% negativo, e o setor de livros, jornais, revistas e papelaria, com 7,7% de queda no acumulado do ano. Este último deve-se muito por conta da digitalização. Segundo o diretor da pesquisa, Cristiano Santos, o que ainda sustenta essa atividade são os livros didáticos.
Mercado de eletroeletrônicos fechou com redução anual de 3,6% nos preços
Enquanto a tecnologia causa impactos em alguns setores, outros levam vantagem com ela. É o caso dos eletrodomésticos, com um acumulado de 3,7% de crescimento nas vendas no ano. Os itens tecnológicos tiveram uma alta procura, principalmente em dezembro, quando registraram um aumento de 11,5% nas vendas, de acordo com a pesquisa.
Este dado corrobora com o que foi observado pela agência de SEO Conversion, que registrou, por meio de levantamento, um aumento de 171,19% nas buscas no Google pelo termo “geladeira 230 litros” e de 190% no número de buscas para o termo “máquina lava e seca Electrolux”, entre os meses de janeiro de 2024 e janeiro de 2025.
Um motivo provável desse aumento nas vendas foi a queda de preços observada em dezembro, de cerca de 2,5%, travando uma crescente de preços que vinha sendo observada. Mesmo a valorização do dólar não impediu a boa performance na venda dos eletrodomésticos. Este levantamento, feito pela FIPE, indica também uma tendência de mudança no comportamento dos consumidores.