No Brasil, o segmento de franquias começou a se expandir na década de 1980. A adoção desse modelo ao mercado viabilizou a expansão dos negócios em vários setores do mercado, que, gradativamente, vem se tornando cada vez mais global.
Conforme os dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias representam para o Brasil mais de R$ 211 bilhões por ano de faturamento, aproximadamente 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
É importante destacar, também, que esse segmento encontra-se presente, ainda segundo os dados da ABF, em 62% dos municípios, empregando diretamente 1,6 milhão de pessoas. É possível dizer que a popularidade das franquias no Brasil pode ser atribuída à sua capacidade de oferecer modelos de negócios consolidados e ao suporte contínuo que garantem sucesso em várias escalas do mercado.
De fato, a expansão das franquias deve-se a uma combinação de fatores, sendo os mais importantes: a crescente confiança dos empreendedores em modelos de negócios estabelecidos e a busca por oportunidades que oferecem um caminho mais seguro, em comparação com aqueles iniciados do zero.
As franquias representam uma solução atrativa para os empreendedores, uma vez que proporcionam um sistema testado que tende a melhorar cada vez mais com o avanço da tecnologia, bem como uma marca reconhecida, resultando em um retorno sobre o investimento mais rápido e previsível.
Em um contexto de alta competitividade, as franqueadoras devem estar comprometidas em fornecer ferramentas avançadas, como plataformas de gestão centralizada, sistemas integrados e soluções de análise de dados em tempo real.
Além de sua solidez em termos econômicos, os sistemas de gestão desempenham um papel fundamental no sucesso das franquias. Na realidade, a partir do crescimento exponencial desse segmento, a eficiência operacional se tornou um diferencial competitivo no mercado.
Desse modo, os sistemas de gestão passaram a ser projetados para oferecer uma visão clara e integrada dos aspectos financeiros e operacionais da franquia, permitindo um controle mais preciso sobre gastos e receitas. Eis uma das grandes diferenças do segmento de franqueados.
Esses sistemas facilitam diretamente a padronização de processos e a análise de desempenho. Esse movimento, por sua vez, possibilita uma gestão mais eficaz. De fato, com a automação de tarefas, desde o controle de inventário até o processamento de pedidos, as franquias conseguem operar de maneira mais eficiente e reduzir custos operacionais. É por essa razão que esse setor mostra-se tão lucrativo.
Isso não apenas melhora a rentabilidade do negócio, como também contribui para uma das categorias fundamentais em qualquer segmento do mercado atualmente: a experiência do cliente. No mundo contemporâneo, a tecnologia tornou-se uma grande aliada nessa questão.
Um exemplo de como a tecnologia transforma o setor é o uso de sistemas específicos para diferentes tipos de franquias, como os de imobiliárias, restaurantes e lojas. Estes sistemas são desenvolvidos para atender às necessidades particulares de cada segmento e gerir as operações com o máximo de precisão.
O sistema de gestão imobiliária no segmento de franquias, por exemplo, permite o controle detalhado de propriedades e transações, enquanto os sistemas para restaurantes auxiliam na administração de estoques e na programação de funcionários. Essa facilidade, em qualquer tipo de franquia, se traduz em um aumento na lucratividade e na capacidade de expansão dos negócios.
No fim, o impacto econômico das franquias no Brasil é indiscutível, como mostram os estudos da ABF, que evidenciam no setor um crescimento nominal de 19,1% no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período em 2023. Com o contínuo crescimento do setor e a evolução das tecnologias disponíveis, o futuro das franquias no Brasil parece promissor e repleto de oportunidades.