
Supermercados no Brasil movimentam R$ 415,9 bilhões em 2024, aponta Abras
Os maiores supermercados do Brasil movimentaram juntos R$ 415,9 bilhões em 2024, de acordo com dados divulgados pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) nesta terça-feira, 15 de abril.
Com isso, o levantamento evidencia o crescimento contínuo do setor supermercadista, mesmo diante de desafios econômicos enfrentados ao longo do ano.
Além disso, a liderança no ranking nacional segue com o Grupo Carrefour, que, por sua vez, apresentou um crescimento expressivo, reforçando sua posição de destaque entre os principais varejistas do país.
Maiores supermercados do Brasil: Carrefour segue no topo pelo nono ano
Pelo nono ano consecutivo, o Grupo Carrefour lidera o ranking dos maiores supermercados do Brasil, registrando R$ 120,6 bilhões em receita.
Dessa forma, a operação brasileira da rede francesa segue como um dos principais destaques do varejo nacional, consolidando sua força no setor.
Recentemente, a matriz internacional aumentou sua oferta para fechar o capital da subsidiária, que inclui também a bandeira Atacadão, reforçando sua estratégia de consolidação no mercado brasileiro.
Assaí e Mateus seguem como destaques no setor
O Assaí Atacadista mantém o segundo lugar no ranking, com R$ 80,6 bilhões em receita.
Logo atrás, o Mateus Supermercados assumiu a terceira posição, com R$ 36,4 bilhões, consolidando sua força nas regiões Norte e Nordeste.
Ranking completo dos 15 maiores supermercados do Brasil
- Carrefour (SP) – R$ 120,6 bilhões
- Assaí Atacadista (SP) – R$ 80,6 bilhões
- Mateus Supermercados (MA) – R$ 36,4 bilhões
- Supermercados BH (MG) – R$ 21,3 bilhões
- GPA (SP) – R$ 20 bilhões
- Irmãos Muffato (PR) – R$ 17,4 bilhões
- Grupo Pereira (SP/SC) – R$ 15,3 bilhões
- Mart Minas (MG) – R$ 11,4 bilhões
- Cencosud Brasil (SP) – R$ 11,2 bilhões
- Koch Supermercados (SC) – R$ 10,3 bilhões
- Plurix (SP) – R$ 9,4 bilhões
- Companhia Zaffari (RS) – R$ 8,4 bilhões
- DMA Distribuidora (MG) – R$ 8,3 bilhões
- Tenda Atacado (SP) – R$ 7,4 bilhões
- Grupo JC/Costa Atacadão (GO) – R$ 7,3 bilhões
Setor supermercadista mantém crescimento com inovação
Além disso, o bom desempenho financeiro e investimentos em inovação dos maiores supermercados do Brasil também se destacam.
Automação de processos, plataformas digitais e programas de fidelidade têm sido pilares para sustentar a competitividade.
Tendências para o futuro do varejo alimentar
O crescimento dos atacarejos e a regionalização das redes são tendências em alta.
Especialistas apontam que o uso de tecnologia será ainda mais decisivo nos próximos anos.
Sendo assim, as empresas que lideram o ranking já demonstram capacidade de adaptação e evolução constante.