Supermercados têm alta de 5% nos primeiros meses de 2021, diz Abras

ABRAS divulgou Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, a pesquisa aponta dados positivos.

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou nesta quinta-feira (8) o Índice Nacional de Consumo dos Lares Brasileiros, a pesquisa aponta que de janeiro a maio deste ano, o setor de supermercados acumula alta real nas vendas de 5,32% (deflacionado pelo IPCA/IBGE).

Em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,88%. Em relação a abril deste ano, a alta foi de 1,98%. O  cálculo pertence ao Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados.

Um conjunto de fatores influenciaram o desempenho favorável, a ABRAS lista que o pagamento da primeira parcela do décimo-terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS na segunda quinzena de maio, foi um dos motivos. Foram R$ 25 bilhões nas contas de 31 milhões de beneficiários.

Outra condição que explique o desempenho positivo, foi o setor não ter parado em razão da pandemia da covid-19, aponta o vice-presidente Institucional da Abras, Marcio Milan, ele completa: “O planejamento, feito em 2020 para os primeiros meses de 2021, está sendo realizado e o resultado está aparecendo. Só entre abril e maio passados, foram abertas 24 novas lojas no Brasil. E outras 45 passaram por grandes reformas.”

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile