O conselheiro econômico da Casa Branca, Peter Navarro, afirmou nesta sexta-feira (26) que as novas tarifas setoriais anunciadas pelo presidente Donald Trump visam garantir a “segurança nacional” e fortalecer a cadeia de oferta dos EUA.
Segundo Navarro, a alíquota de 100% sobre fármacos deve reduzir a dependência de medicamentos importados, incentivar a indústria doméstica e baratear preços para os americanos.
Caminhões pesados são apontados como essenciais à segurança nacional, e tarifas sobre móveis buscam aumentar a presença americana global, diante da dominância de países asiáticos, como China, Vietnã e Malásia.
Sobre o acordo do TikTok, Navarro disse que a Oracle atuará como “firewall da América” para impedir que a China acesse bases de dados da rede social.
O conselheiro também criticou o Fed (Federal Reserve), acusando o presidente Jerome Powell de agir politicamente e sugerindo punição à diretora Lisa Cook por suposta fraude hipotecária, alegando que isso afeta a confiança do público na instituição.