A taxa de desemprego na Alemanha registrou uma queda de 5,2% em outubro, menos duas décimas do que no mês anterior, com 2.337 milhões, pessoas desempregadas, menos 88 mil do que em setembro, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (28) pela agência de emprego alemã (BA).
O número de pessoas desempregadas entre setembro e outubro totalizou em 39 mil. Enquanto na comparação o desemprego contraiu-se em 383 mil e a taxa de desemprego em 0,8 pontos percentuais.
O presidente da agência de emprego alemã, Detlef Scheele, afirma: “O desemprego e o subemprego estão a cair fortemente. O emprego e a procura de novo pessoal por parte das empresas está a aumentar e a ‘Kurzarbeit’ continua a diminuir”.
A busca por trabalho continua em um nível elevado com ritmo de aumento em outubro, com 809 mil vagas registradas na BA, mais 206 mil do que no mesmo mês de 2020.
O subemprego, que abrange trabalhadores em empregos precários ou temporários e também com incentivos fiscais, registrou uma queda para 3.138 milhões em outubro. Número inferior na comparação anual, com uma diferença de 397 mil.