“Taxas estão em faixa neutra”, diz Powell após decisão do Fed
Fonte: Reprodução/Fed

Durante a coletiva desta quarta-feira (10), após nova decisão de juros no norte da América, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o mercado de trabalho dos EUA tem mostrado mudanças graduais desde a última reunião.

“O mercado de trabalho não mudou muito desde a última reunião”, disse Powell, ao comentar dados mais recentes de emprego.

Pouco depois, ele reconheceu sinais de arrefecimento. “O mercado de trabalho claramente desacelerou.”

Powell observou ainda que o setor imobiliário segue pressionado. “O setor imobiliário permanece fraco.”

Fed vê taxas em “faixa neutra” e mantém avaliação cautelosa

Ao analisar a política monetária, Powell afirmou que a taxa atual está dentro de um patamar compatível com o equilíbrio da economia. “As taxas estão agora em uma plausível faixa neutra.”

Apesar disso, reforçou que o caminho para calibrar juros não é simples. “Não há caminho livre de riscos para a política monetária.”

Dessa forma, ele também comentou o fluxo de indicadores que guiam o comitê. “Poucos dados de inflação foram lançados desde nossa última reunião em outubro.”

Inflação e atividade: normalização recente pode aliviar pressões

Powell avaliou que a economia tem mostrado sinais de normalização que podem influenciar a inflação nos próximos meses. “A maior normalização nos últimos três meses deve ajudar a estabilizar o mercado de trabalho e manter baixas as pressões inflacionárias.”

Além disso, em relação ao consumo, ele destacou. “Os gastos dos consumidores seguem sólidos.”

Wall Street reage durante coletiva de Powell

Os principais índices de Nova York passaram a operar em alta durante a fala do presidente do Fed, por volta das 16h40 (pelo horário de Brasília).

  • Dow Jones: +0,81% (antes +0,33%)
  • S&P 500: +0,45% (antes -0,06%)
  • Nasdaq: +0,04% (antes -0,44%)

Em suma, a melhora dos índices coincidiu com os trechos da coletiva em que Powell reforçou a normalização recente da economia e a leitura de que a taxa de juros atual encontra-se em um nível compatível com estabilidade.