Tendências financeiras que estão moldando a economia de 2024

O mundo está em constante evolução, nas mais diversas áreas. O aparecimento de novas ferramentas de gestão e novos conceitos económicos têm levado à criação de novas tendências financeiras, que moldam o mundo económico.

Curiosamente, algumas das ferramentas de gestão e das novas tendências financeiras podem ser usadas em outras áreas, como no jogo da roleta, por exemplo. Esses novos conceitos e sistemas podem ser aplicados para aumentar as chances de ganhar na roleta da Roleta77, usando novas estratégias financeiras, que impactam as probabilidades de jogo. Ainda que seja um jogo de azar, pode implicar estratégias, sistemas e simulações, que o tornam tão dinâmico quanto uma nova ferramenta económica.

Em 2024 são várias as tendências financeiras que estão ganhando destaque e moldando a economia global. Estas tendências refletem tanto o impacto de avanços tecnológicos quanto mudanças estruturais nas economias e prioridades sociais. Na lista das estratégias mais significativas encontramos:

  • Expansão das Finanças Sustentáveis e ESG (Ambiental, Social e Governança)
  • Avanço da Digitalização Financeira e Criptomoedas Regulamentadas
  • Inteligência Artificial e Automação no Setor Financeiro
  • O conceito de Open Finance
  • Energia Limpa e Tecnologias Verdes
  • Resiliência Financeira e Enfoque em Gestão de Riscos
  • Crescimento dos Ativos Alternativos e Private Markets
  • Desglobalização e Fortalecimento de Mercados Regionais
  • Saúde Financeira e Bem-estar Econômico dos Trabalhadores
  • Fintechs e  Inclusão Financeira

As novas tendências financeiras de 2024

Aprofundando um pouco mais o tema, podemos começar por falar em uma expansão das finanças sustentáveis e ESG (Environmental Social Governance), ou seja, há um notável crescimento na demanda por investimentos sustentáveis. Isso ocorre em resposta às preocupações globais com mudanças climáticas, direitos humanos e a necessidade de práticas empresariais mais éticas. Em paralelo, vemos o surgimento de instrumentos financeiros sustentáveis, como títulos verdes e fundos de impacto, cada vez mais populares e exigidos por investidores.

Novos conceitos que impactam a economia mundial:

Transição energéticaDigitalização financeiraIA
Open FinanceGestão de riscos geopolíticosDiversificação de capitais
Desglobalização

A transição energética é uma prioridade global, e 2024 vê uma ênfase na alocação de capital em infraestrutura verde e energia limpa. Governos e investidores estão direcionando capital para tecnologias sustentáveis, como energia solar, eólica, armazenamento de energia e captura de carbono. Com os riscos de longo prazo associados às mudanças climáticas, há um interesse crescente em ativos que apoiam a neutralidade de carbono, resultando em novos produtos financeiros voltados à sustentabilidade.

Por outro lado, devemos considerar o avanço da digitalização financeira e criptomoedas regulamentadas. A digitalização dos serviços financeiros está se consolidando com a adoção crescente de moedas digitais de bancos centrais (CBDCs). Muitos países estão avançando com programas piloto e até implementações de CBDCs, que prometem melhorar a eficiência dos pagamentos e tornar o sistema financeiro mais acessível.

O desenvolvimento de regulamentações mais claras para criptomoedas também está abrindo espaço para que grandes instituições financeiras e investidores participem desse mercado com maior segurança, integrando ativos digitais aos portfólios tradicionais.

Não menos importante, tal como acontece aliás em outras áreas, é a aplicação da Inteligência Artificial e a automação no mundo financeiro. A aplicação de IA e automação em serviços financeiros está se tornando mais ampla e estratégica. A IA está sendo usada para melhorar a análise de crédito, otimizar operações e personalizar o atendimento ao cliente. Além disso, a IA está sendo usada na análise preditiva de mercados e na mitigação de fraudes, resultando em um sistema financeiro mais seguro e responsivo.

Open Finance e desglobalização

Temos ainda a adoção de novos conceitos como “Open Finance” (sistema financeiro aberto), que expande o Open Banking para incluir seguros, investimentos, previdência e mais. Com isso, o consumidor tem maior controle e integração de seus dados financeiros, podendo acessar uma gama de produtos e serviços de forma mais personalizada e competitiva. O Open Finance promove a criação de novos produtos e melhora a concorrência entre as instituições, permitindo melhores condições e inovação na oferta de serviços financeiros.

Em resposta a eventos como a pandemia de COVID-19, a guerra na Ucrânia e desafios econômicos globais, empresas e governos estão focando mais em construir resiliência financeira. Em 2024, vemos um aumento em reservas de capital, diversificação de fornecedores e fortalecimento de estratégias de continuidade. A gestão de riscos climáticos, geopolíticos e tecnológicos se torna central nas práticas de empresas e instituições financeiras, visando reduzir impactos de volatilidade e crises.

Diante da volatilidade dos mercados públicos, muitos investidores estão diversificando para ativos alternativos, como imóveis, capital privado, infraestrutura e fundos de investimento alternativos. Estes ativos oferecem menos liquidez, mas podem proporcionar retornos mais estáveis e menos expostos a flutuações diárias do mercado.

Estamos vivenciando um realinhamento da globalização. Essa desglobalização tem levado várias economias a investir em cadeias de suprimentos regionais e independência econômica. Questões geopolíticas e a busca por maior segurança econômica incentivam países a fortalecerem suas economias locais e reduzir a dependência de importações.Isso também leva a novas oportunidades de investimento em setores estratégicos dentro de cada região, promovendo economias locais e mitigando riscos de fornecimento global.

Em suma

Essas, e outras, tendências estão redefinindo a economia global em 2024, incentivando transformações que buscam eficiência, sustentabilidade e resiliência para lidar com desafios globais cada vez mais complexos. O mesmo acontece, aliás, com as estratégias de roleta e o aparecimento de novos sistemas de jogo, que desafiam um jogo clássico como este.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile