O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto informou nesta quinta-feira (1) que as transferências realizadas por meio do Pix já são mais numerosas do que aquelas realizadas por outros meios somados. As informações são do Valor.
“Nos últimos meses, a quantidade de Pix superou a quantidade de TEDs, DOCs, cheques e boletos somados em número de operações”, afirmou Campos durante um evento sobre cooperativismo promovido pelo Instituto Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).
Na última quarta, o BC registrou recorde de transações diárias via Pix. Sendo realizadas ao todo quase 28 milhões de transações. O valor mais alto registrado anteriormente era de 27,5 milhões, no início de junho.
O presidente ainda destacou que cerca de 73 milhões de brasileiros já fizeram uso do sistema de pagamentos instantâneos. “Ou seja, cerca de 46% da população adulta do Brasil já usou o Pix em algum momento”, confirmou.
Na conversa, Neto também disse que o BC tem “enorme expectativa em relação à entrega mais relevante para o segmento” do cooperativismo, “que é a modernização do marco legal das cooperativas de crédito no Brasil, em tramitação no Congresso”.