O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou no sábado (30) que os países membros do Brics devem se comprometer a não criar uma nova moeda ou apoiar qualquer alternativa que substitua o dólar, sob pena de enfrentarem tarifas de 100%.
“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano. Caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, declarou Trump em sua plataforma Truth Social, segundo informações do portal Investing.
“Eles podem procurar outro ‘otário’. Não há nenhuma chance de os Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer adeus aos Estados Unidos”, acrescentou.
Desde janeiro de 2024, o bloco Brics possui dez membros plenos. Além de Brasil, Índia, Rússia, África do Sul e China, também integram o grupo, como membros permanentes, Irã, Egito, Arábia Saudita, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Trump está mais perto de completar equipe econômica
A equipe econômica do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, está mais perto de ser completa com a escolha de Kevin Hassett para liderar o Conselho Econômico Nacional, órgão à frente da elaboração de políticas de impostos, comércio e desregulamentação.
Depois da escolha de Scott Bessent para a secretaria do Tesouro, esta era a última das funções mais importantes a ser preenchida.
Hasset tem 62 anos foi presidente do Conselho de Consultores Econômicos no primeiro mandato de Trump. Durante sua gestão, ele apoiou cortes de impostos a empresas e tarifas para importações. Anteriormente, ele também foi acadêmico de política fiscal no think tank conservador American Enterprise Institute, segundo a “Exame”.