
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou a tensão diplomática com a Colômbia nesta quarta-feira (10). Ele afirmou que Gustavo Petro enfrentará consequências se não controlar a produção de drogas no país. Durante um evento na Casa Branca, Trump disse que Petro tem sido hostil aos EUA e deixou um aviso: “É melhor ele se ligar ou será o próximo.”
Trump também acusou a Colômbia de manter fábricas de cocaína que abastecem diretamente o mercado americano. Para ele, o governo colombiano não atua com firmeza no combate ao narcotráfico.
Petro rebate com dados e convida Trump para visitar o país
Poucas horas depois, Petro respondeu durante uma reunião de gabinete. Ele afirmou que Trump está mal informado e apresentou dados recentes de seu governo: 2.700 toneladas de cocaína apreendidas e nove laboratórios clandestinos destruídos por dia.
“Trump está muito mal informado sobre a Colômbia. É uma vergonha, porque ele desconsidera o país que mais entende de tráfico de cocaína. Parece que seus interlocutores o estão enganando completamente”, declarou.
Além disso, Petro ironizou a situação. Disse que não espera mais convites para Washington, mas que Trump deveria visitar a Colômbia para ver de perto o trabalho antidrogas.
Operações militares acirram atritos
As tensões entre os dois líderes cresceram ao longo do ano. O clima piorou depois que forças americanas iniciaram operações militares no Caribe e no Pacífico sob o argumento de combater o narcotráfico. Até agora, os EUA destruíram 23 embarcações nessas ações, que resultaram em pelo menos 87 mortos.
Petro questiona a legalidade dessas operações, muitas delas perto da costa venezuelana. Trump, porém, insiste que as ações são necessárias e continuarão.
Informações CNN