O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que sua proposta de tarifa de 100% sobre os produtos da China não seria sustentável, mas jogou a culpa no país pelo mais recente impasse nas negociações comerciais, que começaram quando Pequim aumentou o controle sobre suas exportações das terras raras.
Ao ser questionado se uma tarifa tão alta seria sustentável, ou o que isso poderia causar à economia, Trump respondeu: “Não é sustentável, mas o número é esse”.
“Eles me forçaram a fazer isso”, disse ele em uma entrevista à Fox Business Network transmitida nesta sexta-feira.
Trump revelou taxas adicionais de 100% sobre as exportações da China para os EUA há uma semana, juntamente com novos controles de exportação sobre “todo e qualquer software crítico” até 1º de novembro, nove dias antes do vencimento do alívio tarifário existente.
As novas medidas comerciais foram uma resposta de Trump à ampliação dos controles chineses sobre a exportação de elementos de terras raras, mercado em que a China é dominante e que é crucial para a produção de tecnologia.
Trump também confirmou que se encontrará com o líder chinês, Xi Jinping, em duas semanas, na Coreia do Sul, reunião que ele havia colocado em dúvida na semana anterior, além de fazer elogios a Xi.
“Acho que vamos nos dar bem com a China, mas temos que ter um acordo justo. Tem que ser justo”, disse Trump no programa “Mornings with Maria”, da FBN, que foi gravado na quinta-feira.