Após posse

Trump não deve impor novas tarifas em um primeiro momento

O presidente eleito vai expor a visão do novo governo sobre as relações comerciais em um memorando

Donald Trump
Donald Trump / Foto: Fotos Públicas

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, não deve iniciar suas políticas para o comércio impondo tarifas, mas sim expondo a visão do novo governo em um memorando, segundo informações do “WSJ” (Wall Street Journal). De acordo com o jornal, o documento vai orientar as agências federais a estudar políticas comerciais.

O memorando também deve recomendar que os agentes avaliem as relações comerciais dos EUA com a China, o México e o Canadá e estudem políticas para reduzir os déficits comerciais do país, com atenção a práticas desleais de comércio e câmbio de países importadores.

Em específico, o documento deve orientar a verificação do cumprimento pelo país asiático do acordo comercial de 2020 entre China e EUA, além da situação do USMCA (Acordo EUA-México-Canadá), atualização do Nafta negociada no primeiro mandato de Trump e que deve ser revisada em 2026.

Dessa forma, o presidente eleito não deve impor tarifas em um primeiro momento, mas sim estudar a viabilidade das medidas anunciadas durante a campanha e nos últimos meses, afirma o “WSJ”.

Outras medidas sugeridas pelo memorando são estudos sobre falsificação de produtos e impactos da isenção de tarifas.

Ativos domésticos operam estáveis com ausência de sanções de Trump

Os ativos domésticos registraram uma melhora perto do fim da manhã com a notícia de que o presidente americano eleito, Donald Trump, que toma posse hoje, não deve impor tarifas em seu primeiro dia de governo. A apuração veio do jornal Wall Street Journal e foi apurada pelo jornal Valor Econômico.

Com essas informações, o Ibovespa passou a rondar com estabilidade, o dólar à vista perdeu força e os juros futuros apagaram a alta do início das negociações. Por volta das 11h30 (horário de Brasília) o Ibovespa exibia leve alta de 0,04%, com 1122.401 pontos. As blue chips (ações de empresas consolidadas e com boa reputação), o destaque estava nas ações PN do Itaú que subiam 1,14%. Já os papeis PN da Petrobras tinham alta de 0,13%, enquanto as ações da Vale recuavam 1,01%, em dia de correção. No mesmo horário, o dólar à vista recuava 0,22%, a R$ 6,0540.

Segundo o jornal, Trump planeja emitir um amplo memorando na segunda-feira (20) que orienta as agências federais a estudarem as políticas comerciais e avaliarem as relações comerciais dos EUA com a China e os vizinhos continentais dos EUA – mas não chega a impor novas tarifas em seu primeiro dia no cargo.