O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a imposição de tarifas de importação para o país levará bilhões e até trilhões de dólares para o Tesouro norte-americano. Segundo o republicano, há também a pretensão de “exigir que as taxas de juro recuem imediatamente” porque as suas políticas reduziriam os preços do petróleo.
Trump também afirmou que o aumento da produção de petróleo significa uma pressão descendente sobre os custos de energia, diminuindo a inflação. As declarações foram feitas durante a participação virtual do republicano no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
As taxas de juro são em grande parte determinadas pelos mercados financeiros e pelas políticas do Fed (Federal Reserve).
Em paralelo aos comentários, a relação entre Trump e o presidente do Fed, Jerome Powell, tem sido controversa, com críticas do chefe do banco central dos EUA durante o seu primeiro mandato porque Powell manteve as taxas mais altas do que Trump gostaria, a fim de reduzir os riscos inflacionários.
Trump diz que exigirá redução imediata da taxa de juros
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (23) que exigirá a redução imediata da taxa de juros e que outros países deveriam seguir o exemplo. As declarações foram feitas durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
“Com a queda dos preços do petróleo, exigirei que a taxa de juros caia imediatamente e, da mesma forma, elas deveriam estar caindo em todo o mundo”, disse Trump, de acordo com o InfoMoney.
Na próxima quarta-feira o Fed (Federal Reserve) decidirá se irá ou não realizar novos cortes na taxa de juros dos EUA. O presidente da autarquia, Jerome Powell, discursará na sequência, sinalizando os próximos passos da entidade.