Turismo cresce 4,2% em novembro, diz IBGE

O índice acumula ganho de 57% em 7 meses.

O Índice de Atividades Turísticas, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicado sempre no mesmo dia da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), subiu 4,2% em novembro, comparado com dados registrados em outubro do ano passado.

O levantamento ainda aponta que 8 dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão em novembro ante outubro.

A contribuição positiva mais relevante ficou com alta registrada em São Paulo (8,0%), seguida por aumentos, no mesmo período de comparação, em Rio de Janeiro (2,8%), Paraná (6,3%) e Minas Gerais (2,3%).

Este é o sétimo aumento consecutivo. O indicador acumula alta de 57,5% no período. No entanto, mesmo assim o segmento de turismo ainda se encontra 16,2% abaixo de patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

O gerente da PMS, Rodrigo Lobo afirmou que o setor de turismo foi um dos que mais sofreram impacto com consequências da pandemia. O economista lembrou que o segmento passou por graves restrições como a suspensão de voos de alguns países em meados de 2020.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile