A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgou nesta sexta-feira (14) o saldo comercial negativo em novembro de 2021, ao registrar déficit pela primeira vez desde janeiro de 2014.
De acordo com o levantamento, o o déficit comercial da zona do euro foi de 1,5 bilhão de euros no penúltimo mês de 2021, ante superávit de 25 bilhões de euros no mesmo mês do ano anterior.
O resultado foi contra a expectativa de economistas, que projetavam superávit. Considerando-se os ajustes pelas oscilações sazonais, o déficit comercial na zona do euro foi de 1,3 bilhão de euros em novembro, após superávit de 1,8 bilhão de euros em outubro, informou o Eurostat
Já as exportações da zona do euro cresceram 3% em novembro ante outubro, mas as importações aumentaram em ritmo mais forte, de 4,5%.
A pesquisa ainda revela que o déficit foi resultado do aumento de 32% nas importações em novembro, superando o avanço de 14,4% nas exportações.
Levando em consideração os ajustes, as exportações da zona do euro subiram 3% em relação ao mês anterior, enquanto as importações tiveram alta de 4,5%.