Negociações de bancos

Vale, Petrobras e BB são as ações mais negociadas no 1º semestre

Durante o período, as instituições financeiras negociaram R$ 68,6 bilhões em ações. segundo levantamento exclusivo de Data Wise+, da B3 e da Neoway.

Vale
As ações da Vale estão entre as mais negociadas do 1º semestre de 2025 (Foto: Vale/Divulgação)

As ações mais negociadas por bancos no primeiro semestre de 2025 foram Vale (VALE3), Petrobras (PETR3, PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3), representando, juntas, 22% do volume de ações negociadas, disse a B3.

Durante o período, as instituições financeiras negociaram R$ 68,6 bilhões em ações. segundo levantamento exclusivo de Data Wise+, da B3 e da Neoway. O resultado representa um aumento de 16% entre o início e o fim do primeiro semestre de 2025.

Na sequência das ações mais negociadas estão a da própria controladora, B3 (B3SA3), Itaú (ITUB4), Localiza (RENT3), Bradesco (BBDC4), RD Saúde (RADL3), Banco BTG Pactual (BPAC11) e Suzano (SUZB3). 

“Neste período, o mercado brasileiro começou a dar sinais de recuperação da confiança. Isso se reflete na alta do volume de ações movimentadas e a composição do ranking mostra um apetite por setores de commodities, financeiro e infraestrutura”, afirma Diego Araújo, head da unidade de negócios de Mercado de Capitais da Neoway.

Nova regulação da CVM facilita entrada de empresas na Bolsa, diz B3

O superintendente de Desenvolvimento de Mercado para Emissores da B3 (B3SA3), Fernando Mota, declarou na manhã desta terça-feira (26) que a nova regulação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), chamada FÁCIL, “de fato facilita a entrada de empresas no mercado de valores mobiliários”.

“Acreditamos que esse novo regime, criado pela CVM, removerá barreiras para um universo de empresas que antes enfrentavam obstáculos para ingressar no mercado de capitais”, afirmou Mota, durante o 3º Seminário de Governança do Nordeste, realizado em Salvador (BA).

Ele acrescentou que espera que a regulamentação entre em vigor no início do próximo ano, e que a B3 está se preparando, juntamente com as empresas, para facilitar o acesso a esse mercado em breve.

“A bolsa de valores é um mercado em constante transformação, com diferentes aspectos ganhando destaque a cada ano. No Brasil, observamos um crescente interesse pelo tema, e as oportunidades são vastas”, disse.