Value investing: entenda como funciona esse método

A técnica capaz de garantir amplos lucros em longo prazo e com riscos menores

Se você está atento as estratégias de Warren Buffet para aumentar seu ganho com seus investimentos já deve ter ouvido falar do value investing. Que tal aprender a abordagem de investimentos aplicada por muitos bilionários, empresas e investidores mais bem-sucedidos, como o um dos homens mais ricos do mundo? 

O Value investing, também chamado de investimento em valor, consiste na compra de ações cujos preços estão abaixo do valor intrínseco da empresa. Esse valor é o preço justo de sua ação ou quanto a companhia realmente vale e para calculá-lo, é preciso encontrar a base nos fundamentos e a perspectiva de crescimento da empresa. 

Ou seja, investe-se em companhias que têm bons fundamentos, mas que ainda não refletiram no preço de suas ações. 

Essa estratégia foi originalmente criada pelo mentor de Warren Buffet, Benjamin Graham, que vai contra o movimento natural do mercado. Isso porque, geralmente, os investidores negociam os ativos apenas com base no seu valor de mercado, não no seu valor intrínseco. 

Tudo começa quando o investidor identifica se o preço de mercado da empresa está igual, menor ou maior que o seu valor intrínseco. Então, se o valor de mercado for menor que o intrínseco, então seus papéis devem ser comprados. 

Para que um mercado de ações seja ideal, tanto o valor real como o intrínseco precisam ser idênticos. Porém, existem empresas com grande potencial de crescimento que são subvalorizadas e quando você identifica essa oportunidade e faz a compra dos papéis, está aplicando o value investing. 

Existem dois tipos diferentes de value investing que podem ser aplicados pelo investidor. O primeiro é o Deep Value Investing, que tem como foco encontrar o menor preço possível, nele não há análise das companhias com maiores perspectivas de crescimento. 

O investidor deve encontrar papéis que estejam excepcionalmente depreciados. Eles podem estar até abaixo do valor de liquidação, montante pago aos acionistas em caso de liquidação da empresa. 

O segundo é o High Quality Investing, onde sua ideia principal é adquirir papéis de organizações com qualidade em diferentes aspectos, como produtos, gestão e caixa. Quando a situação adversa for superada, é possível que o negócio apresente grande crescimento. 

Aplicar o value investing fez com que Warren Buffet conquistasse o controle da Berkshire Hathaway. Essa é uma holding que gere várias outras grandes empresas. Buffet defendeu que a análise fundamentalista é a principal ferramenta para tomar decisões sobre investimentos. 

Na prática, ele analisa cada operação como se estivesse se tornando o dono da organização e não um acionista. Com isso, ele consegue investir somente em empresas em que acredita no potencial de crescimento. 

O value investing é uma técnica que pode ser muito útil para o investidor. Ele será capaz de garantir amplos lucros em longo prazo e com riscos menores. Mas ela não é fácil de ser aplicada, sendo preciso ter uma corretora que proporciona uma análise fundamentalista completa.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile