Varejo tem alta de 6,3% na Black Friday, aponta Cielo

O maior avanço nominal foi do setor de Turismo e Transporte.

O varejo do Brasil avançou 6,3% no faturamento nominal durante a Black Friday deste ano ante 2020. Em linha a isso, o e-commerce registrou um aumento de 15,3% e o varejo físico avançou 2%.  Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado, Cielo-ICVA, em relação às vendas de sexta-feira (26) em comparação com o dia 27 de novembro do ano passado.

Apesar do aumento na comparação com o ano passado, o patamar de faturamento do setor, em termos nominais, teve queda de 9,1% ante 2019. O maior avanço nominal foi do setor de Turismo e Transporte, com elevação de 54,4% seguindo a mesma base comparativa. Já o maior recuo foi computado em Materiais para Construção (-9%).

Considerando o período entre 25 e 26 de novembro, o varejo registrou um crescimento total de 7,8% no faturamento nominal em relação ao mesmo intervalo do tempo de 2020. O comércio eletrônico subiu 13,8%, seguindo a mesma base comparativa.

Nos dois dias, ainda segundo o índice, o setor de Turismo e Transporte teve alta de 54,8%, na comparação anual. Materiais para a construção tiveram queda de 8,2%. Segundo o InfoMoney, no período, a região Sul do Brasil apresentou o maior crescimento no faturamento nominal, com alta de 9,3%.