Brasil

Venda de veículos novos recua em novembro, diz Fenabrave

“Temos o melhor acumulado para o período de janeiro a novembro desde 2014”, afirmou José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave

Foto: Freepik
Foto: Freepik

A venda de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil recuaram 4,3% em novembro na comparação com outubro, mas dispararam 19,2% em relação ao mesmo mês de 2023, conforme dados divulgados nesta terça-feira (3) pela Fenabrave, associação de concessionários.

Os emplacamentos de novembro somaram 253,5 mil unidades, totalizando 2,38 milhões de veículos vendidos entre janeiro e novembro, o que representa uma alta de 15,4% no acumulado do ano.

Segundo a Fenabrave, a queda mensal reflete o menor número de dias úteis para os registros de emplacamentos (19 dias em novembro contra 23 em outubro). Na base anual, os números ficaram alinhados com as projeções da entidade, que apontam para um crescimento de 15,1% em 2024.

“Temos o melhor acumulado para o período de janeiro a novembro desde 2014”, afirmou José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave, de acordo com o InfoMoney.

BYD, XPeng e Zeekr têm recordes de vendas

As fabricantes chinesas de carros elétricos, concorrentes da Tesla (9TSLA34)BYD, XPeng e Zeekr, registraram um novo recorde de vendas em novembro. As informações foram divulgadas em relatório no domingo (1º).

Outras montadoras da China, como a Li Auto e a NIO, relataram leves quedas nas entregas em relação a outubro. No geral, o documento destacou que o mês “foi forte” para as vendas de veículos elétricos no país.

A principal concorrente da companhia norte-americana de Elon Musk vendeu 506.804 carros em novembro, registrando um novo recorde, com aumento de 67,9% na comparação anual e expansão de 0,8% em relação ao mês anterior.

Espera-se que a BYD ultrapasse a marca de quatro milhões de vendas em 2024, incluindo híbridos.

Já a XPeng, que também alcançou um novo recorde, entregou 30.895 veículos elétricos, o que representa um aumento de 54,2% em relação ao ano anterior e de 29,2% na comparação mensal. Por sua vez, a Zeekr vendeu 27.011 veículos em novembro, equivalente a um aumento de 106,1% na comparação anual.