Mesmo com a Black Friday só ocorrendo na próxima sexta-feira (26), os consumidores já demonstram maior interesse na compra de produtos. De acordo com levantamento, as vendas do e-commerce já somam R$ 2,8 bilhões entre os dias 18 e 24 de novembro, uma alta de 31% em comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo foi feito pela consultoria NielsenIQ|Ebit.
O ticket médio também avançou no intervalo, com um crescimento de 14%, ficando em torno de R$ 533. O volume de pedidos aumentou 11% comparado a 2020, chegando a 5,1 milhões.
“Depois de um 2020 muito forte para o e-commerce, era natural uma moderação levando-se em conta toda o cenário macroeconômico mais desafiador”, afirmou o head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai.
Dentre os que decidiram antecipar as compras da Black Friday, o setor de tecnologia dominou as vendas, os eletrodomésticos representam 22% do faturamento total nos sete dias. Em seguida estão os segmentos de telefonia/celular (19%), casa e decoração (13%), eletrônicos (9%), informática (9%), moda e acessórios (5%), perfumaria e cosmético (3%) e esporte e lazer (3%).
Uma pesquisa da Neotrust aponta que a Black Friday deste ano pode ser uma das maiores dos últimos anos, tendo potencial para elevar o faturamento a R$ 6,1 bilhões, alta de 18% ante ao período de 2020. Para manter os bons números, como em 2020, as empresas devem investir em frete grátis. Segundo a Neotrust, espera-se que entre 75% e 80% das compras pelo varejo digital aconteçam com frete grátis.