Vendas no varejo da zona do euro caem 3% em dezembro

A queda é refletida pelos efeitos da disseminação da variante Ômicron do coronavírus.

A agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a Eurostat, divulgou nesta sexta-feira (4) que as vendas no varejo da zona do euro sofreram uma queda de 3% em dezembro ante novembro de 2021.

A queda, refletida pelos efeitos da disseminação da variante Ômicron do coronavírus, foram mais fracas do que as expectativas de analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, que previam um recuo bem menor nas vendas do período, de 0,5%.

Embora otimismo comum em relação a temporada de compras natalinas, em meio a uma alta recorde nos preços ao consumidor, a Eurostat informou que as vendas varejistas nos 19 países que usam o euro aumentaram 2,0% na base anual. Número abaixo das projeções, que fixaram um avanço de 5,1%.

As vendas pela internet, que saltaram durante os lockdowns devido à pandemia com as lojas fechadas, caíram 3,9% em dezembro sobre o mês anterior e recuaram 3,2% ante o mesmo período de 2020, uma vez que a maioria dos governos retirou as restrições de combate ao coronavírus.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile