Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (13), o volume de vendas no varejo brasileiro aumentou em 1,1% no mês de fevereiro, em comparação com o mês anterior. A alta registrada é a segunda consecutiva, após o crescimento de 2,1% do índice de janeiro.
De acordo com os dados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgados pelo IBGE, o setor do varejo cresceu em 1,7% comparado aos últimos 12 meses, e 1,3% em relação ao mês de fevereiro do último ano.
Seis das oito atividades do varejo analisadas na pesquisa apresentaram taxas positivas na transição entre janeiro e fevereiro, sendo elas: livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).
Já no setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, houve a queda de 5,6% no indicador. Em contrapartida, equipamentos e materiais para escritório, informática, e comunicação, ficaram estáveis de um mês para o outro.
Varejo ampliado também apresenta alta nas vendas
No comércio de varejo ampliado, que inclui também veículos e materiais de construção, a alta registrada nas vendas foi de 2% de janeiro para fevereiro deste ano.
O aumento do indicador foi impulsionado principalmente pelos veículos, motos, partes e peças, com alta de 5,2%. Por sua vez, os materiais de construção tiveram queda de 0,4%.
Em comparação com fevereiro de 2021, as vendas no comércio varejista ampliado tiveram altas de 0,3%, e em relação aos últimos 12 meses, a alta foi de 4,8%.
Além disso, 26 estados do País apresentaram aumento no volume de vendas no mês de fevereiro em relação a janeiro. Amapá (8%), Rondônia (8%) e Acre (5,9%) tiveram as maiores altas no setor. Todavia, somente Tocantins teve resultado negativo entre todas as unidades da federação, com indicador de -3,7%.
Já em comparação com fevereiro de 2021, a alta aconteceu em 18 das 27 unidades da federação. Amazonas (21,5%), Roraima (17,8%) e Acre (16,5%) apresentaram aumentos no indicador, enquanto Pernambuco (-7,7%), Sergipe (-7%) e PiauÍ (-5%) tiveram quedas nas vendas de varejo ampliado. Além desses três estados, outras seis unidades federativas também negativaram no índice.