A plataforma X, de propriedade de Elon Musk, deve registrar seu primeiro crescimento anual na receita de anúncios desde a aquisição pelo bilionário em 2022.
De acordo com a empresa de pesquisa Emarketer, a receita publicitária da rede social nos Estados Unidos pode atingir US$ 1,31 bilhão em 2025, representando um aumento de 17,5%.
X atrai retorno dos anunciantes
O crescimento na receita de anúncios do X ocorre em um contexto de retorno gradual das marcas à plataforma.
A influência crescente de Musk no governo dos Estados Unidos, especialmente com seu cargo no departamento de eficiência do país, tem sido um fator relevante.
Além disso, as vendas globais de anúncios devem crescer 16,5%, chegando a US$ 2,26 bilhões em 2025.
Segundo Jasmine Enberg, analista-chefe da Emarketer, parte desse crescimento pode ser atribuído ao receio de repercussões legais ou financeiras.
“Parte do crescimento deste ano também está sendo impulsionado pelo medo. Muitos anunciantes podem considerar os gastos com o X como o custo de se fazer negócios”, afirmou Enberg.
Foco em pequenas e médias empresas
Além disso, outro fator que impulsiona o crescimento da receita é a capacidade do X de atrair pequenas e médias empresas para sua plataforma de anúncios
Historicamente, a rede social enfrentou dificuldades para conquistar esse segmento do mercado, mas, recentemente, tem obtido maior adesão.
A nomeação de Linda Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal, como presidente-executiva do X em 2023 também tem contribuído para a reestruturação da estratégia publicitária da empresa.
A empresa não comentou oficialmente os números divulgados pela Emarketer quando procurada pela Reuters, mas os dados apontam uma recuperação gradual do X no setor publicitário.
Se a tendência de crescimento se confirmar, 2025 pode ser um ano decisivo para a plataforma consolidar seu espaço no mercado de anúncios digitais.