XP prevê avanço ‘zerado’ do PIB em 2022

Para 2021, a corretora esperava crescimento de 5% do PIB brasileiro, mas reviu estimativa para alta de 4,5%

A XP Investimentos piorou suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022, prevendo um avanço zero no ano eleitoral. A revisão da estimativa vem após a divulgação do PIB do terceiro trimestre, no qual apontou contração de 0,1%, além do constante avanço da inflação no país, que já soma alta de 10,67% nos últimos 12 meses. A expectativa anterior dos analistas era de que a soma dos bens e serviços brasileiros registrassem alta de 0,8%.

“Nossas projeções já incorporam os efeitos (defasados) contracionistas do aperto da política monetária, a elevação das incertezas sobre o quadro fiscal e o ambiente político, além de um ritmo mais moderado de crescimento da economia global”, escrevem os economistas da XP, em relatório.

Com sinais de uma economia mais fraca do que o esperado, a casa cortou a estimativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2021, de 5,0% para 4,5%. Segundo a XP, a expansão do nível de emprego e a retomada do setor de serviços ainda sinalizam para algum crescimento do PIB no quarto trimestre deste ano.

Nesta sexta-feira (3), a produção industrial frustrou expectativas ao apresentar queda de 0,6% em outubro na base mensal, quando economistas esperavam alta de 0,6% (veja mais aqui).
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile