XP prevê salto do PIB do Brasil em 5,5% em 2021 e inflação elevada

As projeções da XP Investimentos em relação ao crescimento econômico nacional apresentaram perspectivas promissoras para este ano

As projeções da XP Investimentos em relação ao crescimento econômico nacional apresentaram perspectivas promissoras para este ano, calculado para 5,5%. Em 2022 espera-se 2,3% diante da aceleração dos serviços de vacinação.

Inicialmente, a expectativa da corretora sobre o crescimento do Produto Interno Bruto seria de 5,2% em 2021 e 2,0% em 2022.

Em nota, a equipe da XP comandada pelo economista-chefe Caio Megale afirma: “Os números favoráveis da atividade doméstica no último trimestre podem ser explicados, em grande medida, pela reabertura da economia em meio a avanços significativos na campanha de vacinação contra a Covid-19“.

No entanto, a empresa chama a atenção para as incertezas políticas, diante do avanço das investigações da CPI da Covid-19 no Senado e a proximidade da eleição do ano de 2022.

A XP classificou as perspectivas para o segundo semestre como promissoras a partir da observação do aumento do do PIB em 0,2% no segundo trimestre deste ano sobre os três meses anteriores. Seguindo essa linha, esse resultado será seguido de altas de 1,0% no terceiro trimestre e de 0,7% no quarto.

Em contrapartida, destaca-se a expectativa de aumento da inflação a 6,6% este ano, de 6,4% antes, bem acima do teto da meta oficial — 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual.
A XP calcula ainda que a taxa de desemprego terminará 2021 em 13,0% e 2022 em 11,5%

No que diz respeito à política monetária, se espera duas elevações da taxa básica de juros Selic de 1 ponto percentual em agosto e setembro, seguida de uma alta final de 0,5 ponto em outubro. Atualmente a Selic está em 4,25%.

“Acelerando o ritmo, nossos modelos sugerem que o Copom obtém a convergência da inflação com a Selic parando em 6,75%, ao redor do seu valor considerado neutro”, completa o economista-chefe, Caio Miguel.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile