Preliminar

Zona do euro: CPI avança 2,6% em maio, acima das expectativas

Na comparação mensal, o Índice de Preços ao Consumidor subiu 0,2%, marca superior a de 0,1% esperada pelos especialistas

CPI Zona do Euro
Foto: Freepik

O CPI (Índice de Preços ao Consumidor) da zona do euro avançou 2,6% na preliminar de maio, em comparação ao mesmo período do ano passado, informou, nesta sexta-feira (31), a Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia.

O resultado ficou acima das expectativas de analistas, que previam crescimento de 2,5%. O número também ficou acima do resultado do mês de abril, de 2,4%.

Na comparação mensal, o CPI subiu 0,2%, marca superior a de 0,1% esperada pelos especialistas.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, ganhou 2,9% na comparação anual de maio, quando analistas previam 2,7%. Na comparação mensal, o núcleo do índice subiu 0,4%.

PMI composto da zona do Euro sobe para 51,7 pontos em abril

PMI (índice de gerente de compras) da zona do Euro somou 51,7 pontos em abril, um crescimento em comparação aos 50,3 pontos de março. O resultado é o maior nível registado há 11 meses, informa o S&P Global junto com o HCOB (Hamburg Commercial Bank).

PMI de Serviços também subiu, ficando em 53,3, ante 51,5 em março. O número ficou acima da previsão de economistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam 52,9.

Na Alemanha, o PMI registrou o maior nível em 10 meses, somando 50,6 pontos em abril, ante 47,7 em março.

Já o PMI de serviços subiu para 53,2, ante 50,1 em abril, também atingindo seu maior nível em dez meses. O número veio abaixo da previsão de economistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 53,3.