O CPI (Índice de Preços ao Consumidor) da zona do euro avançou 2,6% na preliminar de maio, em comparação ao mesmo período do ano passado, informou, nesta sexta-feira (31), a Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia.
O resultado ficou acima das expectativas de analistas, que previam crescimento de 2,5%. O número também ficou acima do resultado do mês de abril, de 2,4%.
Na comparação mensal, o CPI subiu 0,2%, marca superior a de 0,1% esperada pelos especialistas.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, ganhou 2,9% na comparação anual de maio, quando analistas previam 2,7%. Na comparação mensal, o núcleo do índice subiu 0,4%.
PMI composto da zona do Euro sobe para 51,7 pontos em abril
O PMI (índice de gerente de compras) da zona do Euro somou 51,7 pontos em abril, um crescimento em comparação aos 50,3 pontos de março. O resultado é o maior nível registado há 11 meses, informa o S&P Global junto com o HCOB (Hamburg Commercial Bank).
O PMI de Serviços também subiu, ficando em 53,3, ante 51,5 em março. O número ficou acima da previsão de economistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam 52,9.
Na Alemanha, o PMI registrou o maior nível em 10 meses, somando 50,6 pontos em abril, ante 47,7 em março.
Já o PMI de serviços subiu para 53,2, ante 50,1 em abril, também atingindo seu maior nível em dez meses. O número veio abaixo da previsão de economistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 53,3.