Educação financeira

Ações: entenda o que são e por que investir

Para começar a investir é importante conhecer alguns conceitos.

Para começar a investir é importante entender alguns conceitos, um deles é o que de fato é uma ação, ou papel. De forma genérica, uma ação é uma pequena parcela de uma empresa de capital aberto. Sendo assim, quando uma pessoa compra uma ela passa a ser acionista minoritária da companhia.

Investir em bolsa é interessante para aqueles que buscam uma renda passiva, ou seja, ter dinheiro em conta sem precisar realizar algum físico ou intelectual. Mas para isso é necessário montar uma estratégia de investimento e possuir uma carteira diversificada. Em outras palavras, deter investimentos tanto em renda fixa como variável e diversificar os setores em que fará aplicações.

Antes de existir esse formato de negociação, por meio de plataformas como a B3 (Bolsa de valores brasileira), esses ativos eram de fato papéis, que eram comprados em lotes de 100, pois era mais difícil “dividi-los”. Uma ação é um valor mobiliário, ou seja, um título de propriedade que são emitidos por empresas listadas em bolsa.

Para uma empresa passar a ser negociada no mercado ela precisa realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), se a oferta for aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ela poderá emitir os papéis. Dito isso, não são todas as empresas que “vendem ações”.

As ações são negociadas em bolsas de valores, a do Brasil é a B3, mas existem outras em outros países. Os Estados Unidos, por exemplo, possuem duas bolsas relevantes, a Nasdaq e a NYSE. Diversos investidores fazem aplicações no exterior para se proteger da inflação no Brasil ou dos receios em relação à política econômica do país.

Para fazer esse tipo de investimento, o indivíduo irá adquirir BDRs (Brazilian Depositary Receipts), certificados que representam empresas com ações emitidas em outros países, mas que são negociadas aqui. Além das BDRS, existem outros tipos de papéis que podem ser comprados, eles são caracterizados conforme os seus riscos diretos e indiretos.
 
Ações ordinárias (ON)
As ações ordinárias dão direito a voto nas decisões da companhia, as tornando ideais para investidores que detém uma mentalidade de sócio, pois os aproxima das decisões dos controladores, como alterações na gestão, aprovação de projetos etc. Essa participação é feita através de assembleias que são organizadas pelas empresas.

Esses papéis possuem o sufixo 3 em seu ticker. Ou seja, o código das ações do ON do Banco Bradesco é BBDC3.
 
Ações preferenciais (PN)
As ações preferenciais dão prioridade ao recebimento de proventos, ou compensações, caso a companhia declare falência. Com ela o acionista não possui direito a voto, como nas ações ON, mas recebem dividendos maiores.

Seus papéis possuem o sufixo 3 em seu ticker, ou seja, PETR4 (ticker da Petrobras). O Novo Mercado da B3 não é permitido a emissão desse tipo de ativo, pois esse é uma forma da companhia captar recursos sem o risco de se desfazer de parte do controle.
 
Fracionadas
As ações fracionadas são ativos com quantidades menores ao lote padrão geralmente negociado na B3. Os lotes padrões da Bolsa detém 100 ações, ao adquirir uma fracionada, é possível realizar operações (compra e venda) com uma quantidade entre uma e 99.
 
Units
As Units são um pacote que reúne ações ON e PN, desta forma o investidor adquire mais de um tipo de ativo. Elas podem ser identificadas pelo sufixo 11, exemplo: SANB11, Banco Santander; BIDI11, do Banco Inter; PETR11, da Petrobras.

Elas são ideais para as empresas que querem captar recursos sem o ônus de perder parte do controle acionário

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile