Educação financeira

Conheça alguns investimentos sem Imposto de renda

Geralmente esse tipo de investimento tende apresentar uma menor rentabilidade.

Os investimentos sem Imposto de Renda (IR) são aplicações que podem ser realizadas por todos os perfis de investidores, pois são diversas modalidades. Vale destacar que só é obrigatório declarar o ajuste de renda anual caso os seus rendimentos ultrapassem os R$ 40 mil ao ano e se o indivíduo possuir bens que ultrapassem R$ 300 mil.

Sendo assim, se os investimentos não ultrapassarem o limite, o investidor fica livre de acertar contas com o Estado.

A vantagem de realizar aplicações em um ativo sem IR é óbvia, não precisar pagar uma fatia de seus rendimentos ao governo, ou seja, o rendimento é líquido, sem a necessidade de realizar cálculos para saber quanto irá receber futuramente. Contudo, geralmente esse tipo de rendimento tende a apresentar uma rentabilidade menor que os tipos que são descontados o tributo.
 
Confira alguns investimentos sem IR:

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A LCI é uma letra emitida por bancos para captar recursos e destiná-los ao setor imobiliário. Desta forma, ela funciona como um empréstimo à instituição. Após a aplicação e passado o período par ao resgate, o investidor irá receber o montante investido acrescido de juros.

Esse investimento geralmente está atrelado a algum indicador, comumente o CDI.
 
Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
A LCA funciona da mesma forma que a LCA, só que o capital é destinado para o agronegócio.
 
Certificados de Recebíveis do Agronegócio e Imobiliários (CRA e CRI)
O CRA e CRI são títulos privados, a diferença é o segmento e o volume do aporte. O CRA detém um valor de aplicação inicial superior a maioria dos CRIs.

Eles são títulos emitidos por securitizadoras (organizações que convertem dívidas em títulos lastreados). O rendimento desses ativos é um de seus atrativos, contudo, há um risco, pois eles não são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Por esse motivo, antes de investir é necessário analisar a segurança e a saúde das companhias em que se está investindo.

As suas remunerações podem ser indexadas a índices de inflação, CDI ou ser pré-fixadas. Seus juros são pagos de forma semestral, mas o valor total normalmente só pode ser resgatado após quatro anos.