Educação financeira

Entenda importância do índice MSCI para mercado financeiro

Entenda por que grandes gestores estão sempre de olho neles.

Entenda importância do índice MSCI para mercado financeiro
foto reprodução

Este é um índice muito respeitado no mercado financeiro. A sigla MSCI é utilizada para a empresa de análise Morgan Stanley, que produz índices de ações e fundos de investimentos. Mas também é empregada para nomear o indicador que é responsável por medir o desempenho do mercado de empresas de grande e médio porte com presença global e em países desenvolvidos. 
 
Enquanto no Brasil um dos principais índices é o Ibovespa, que mede o desempenho das maiores empresas da bolsa brasileira, a B3, na Europa, Ásia e alguns outros países emergentes, alguns dos principais indicadores que representam a performance econômica dessas regiões são os índices MSCI.
 
Desta forma, sua principal atividade é medir o desempenho das Bolsas de Valores, e com isso, os índices analisados são usados como parâmetros para diversos fundos de investimentos. Quando uma ação entra ou sai de um dos seus índices, o seu valor repercute não só em seu país de origem, mas em todas as bolsas nas quais ela é comercializada. 
 
Um índice MSCI é formado por uma série de ações categorizadas pela Morgan Stanley e levam em consideração uma série de fatores como a tendência de preços em alta subirem ainda mais, ou, em baixa, continuarem a cair, volatilidade e liquidez para formarem uma carteira teórica. Fazer parte do MSCI tem relação direta com o potencial de valorização das ações, tendo em vista que os indicadores da Morgan Stanley alcançam uma taxa de precisão de 99,8% das suas sugestões.
 
Os MSCI seguem diferentes nichos para atingir especificidades e acompanhar mercados variados. Neste sentido, cada um deles vai ser composto a partir das características que possuem em comum.
 
Principais índices MSCI
 
O MSCI World é o índice mais conhecido, é composto por ações de empresas de médio e grande porte com atuação global ou em países desenvolvidos. São 23 os países considerados por este medidor.
 
Já o MSCI ESG é atribuído a empresas que criaram políticas de redução dos impactos socioambientais. Portanto, o índice inclui apenas as ações de companhias nesses moldes e, diga-se de passagem, elas têm ótimos desempenhos nas bolsas de valores. Para entender melhor sobre o termo ESG clique aqui.
 
O MSCI ACWI por sua vez é aquele mais abrangente de todos. Tendo o foco em 23 mercados desenvolvidos e 26 emergentes, o medidor acompanha o desempenho das ações de empresas de médio e grande porte e as oportunidades de investimentos que elas oferecem.
Enquanto o MSCI Emerging markets se preocupa em estudar o desempenho de empresas de média e grande capitalização, em 27 países emergentes.
 
Por fim, o MSCI Brazil, como o nome sugere, acompanha ações de 56 médias e grandes empresas brasileiras. Em junho de 2020, 30% delas eram do setor financeiro.