Educação financeira

Entenda mercado tradicional e de cripto

Os dois mercados possuem semelhanças e diferenças.

Um dos passos para começar a investir é entender as diferenças entre os mercados de criptos e os tradicionais. As duas modalidades possuem semelhanças e diferenças que podem ser importantes na hora de comprar um ativo.

Um dos pontos que impactam a escolha é, especialmente, o perfil do investidor, pois irá sinalizar se ele será tolerável ao risco e paciente, pois nos dois mercados a volatilidade, contudo, para as criptomoedas essas oscilações podem ser um pouco mais intensas. Existem três perfis: conservador, moderado e agressivo .

De modo geral, o conservador não tem muita tolerância ao risco, por isso opta por fazer aportes, em sua maioria, em renda fixa. Já o moderado é um pouco mais tolerante, mas ainda assim é preferível estar mais seguro, seus aportes são “equilibrados” entre renda variável e renda fixa. O perfil agressivo, por sua vez, já é tolerante ao risco, quando considerado seus ganhos futuros.

Após a definição do perfil, o investidor deve buscar entender como funcionam as negociações dos mercados e seus “processos” para obter ganhos.

Vale destacar que independentemente do perfil e do produto em que se quer fazer a aplicação, o investidor deverá ter paciência, pois os dois mercados possuem suas peculiaridades. Mas investir, especialmente no longo prazo, requer um determinado tempo por conta de fatores externos que podem influenciar nos preços dos produtos.

Diferença entre os mercados
– Segurança: a tecnologia responsável por garantir a segurança das criptomoedas é a blockchain – um “bloco de dados” em que ficam registrados todos as informações das operações.

Já para as bolsas de valores, o responsável por isso é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre outros órgãos que também contribuem para a proteção.
 
– Horário das negociações: as bolsas possuem um horário para iniciar e encerrar as negociações, no Brasil a Bolsa de Valores brasileira (B3) abre às 10h e fecha às 18h. Contrário a isso, o mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia, desta forma, os investidores podem escolher qual é o melhor horário para realizar as suas operações.
 
– Descentralização: diferente das bolsas, que dependem da regulamentação, as criptomoedas detêm um sistema descentralizado, ou seja, não dependem de governo ou instituições.
 
Semelhanças entre os mercados
– Oscilação do mercado: a volatilidade tanto da Bolsa quanto das criptomoedas pode preocupar investidores iniciantes. Os dois ativos estão sujeitos aos ricos, porém ambos sofrem influências distintas. Mas vale lembrar que as oscilações não devem ser vistas como algo negativo, já que é por meio delas que os traders podem obter lucro expressivos e rápidos.

-Valores semelhantes: outro ponto é que é possível realizar uma aplicação em qualquer um dos dois tipos de ativos com menos de R$ 100. Contudo, na Bolsa, é possível investir em lotes, que são compostos por 100 papéis, mas além disso, o investidor pode optar por adquirir ações fracionadas (é nesta que o valor é inferior a R$ 100).
 
– Riscos: como já foi mencionado diversas vezes, os dois investimentos estão sujeitos a riscos. Para evitar grandes perdas, é necessário estudar os mercados, setores e o produto financeiro em que se tem a intenção de realizar aportes.