Educação financeira

LCI e LCA: ganhe dinheiro com a taxa de juros

O investimento consiste no empréstimo de capital para uma instituição, ganhando dinheiro com a devolução com acréscimo de juros

Quando se pensa em renda fixa a primeira coisa que vem na cabeça do senso comum é a poupança, o investimento mais conhecido do segmento. Porém, hoje, no mercado de investimentos, o que não faltam são opções para diversificar a carteira e distribuir os riscos: como debêntures, CDB, CRI e CRA, LCI e LCA.

Dessa forma, o investidor poderá realizar as aplicações com mais segurança, além de escolher o produto que melhor combina com seu perfil. Além disso, existem várias modalidades disponíveis, e vale a pena conhecer seus diferenciais antes de investir definitivamente.

Pensando nisso, a equipe da BP Money preparou um sobre LCI e LCA, para te ajudar a entender mais sobre esses títulos e como investir neles de maneira prática e segura. 

O que é LCI e LCA?

LCI e LCA são, respectivamente, as siglas para Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio: títulos de Renda Fixa emitidos por uma instituição financeira utilizados para financiar as atividades do mercado imobiliário e do agronegócio.

Basicamente, quem investe em LCI e LCA está “emprestando” esse dinheiro para a instituição financeira poder oferecer crédito que incentive o desenvolvimento desses dois grandes setores, considerados estratégicos pelo governo no desenvolvimento econômico.

Como acontece em todo investimento, em troca desse “empréstimo” o investidor recebe o pagamento de juros sobre o valor investido, estabelecidos no momento da compra do título. A data de vencimento também é determinada no momento de compra do título. 

Diferença entre LCI e LCA

A diferença principal entre LCI e LCA é o setor que cada uma financia. Como o próprio nome diz, uma contribui para o financiamento e desenvolvimento do mercado imobiliário e a outra para o mercado do agronegócio, como financiamento da produção, comercialização, máquinas etc. 

A rentabilidade, o prazo da aplicação e o aporte inicial também são diferentes entre as duas letras de crédito. Inclusive, esses são fatores importantes que devem ser considerados na hora de decidir em qual opção investir.

Uma outra característica dos títulos de LCI e LCA é a baixa liquidez; ou seja: depois de investir, pode demorar para conseguir resgatar seu dinheiro. Isso varia conforme o banco emissor do título mas, no geral, o investimento só pode ser resgatado na data de vencimento. Algumas instituições podem oferecer o resgate total ou parcial depois de 90 dias de aplicação, mas isso não é regra.

Normalmente, quanto maior o prazo de vencimento, maior a rentabilidade, mas, por outro lado, a liquidez é menor, já que o investidor demora mais tempo para resgatar o valor investido.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile