O mercado de capitais está cada vez mais sendo procurado por investidores que buscam alternativas nos recursos como renda variável. Ao decidir comprar ações de alguma empresa automaticamente é necessário escolher qual seria a classe, pois não existe somente uma delas.
Ao contrário da bolsa de valores internacional, no Brasil ao comprar uma ação das mais de 300 empresas e 350 ativos disponíveis para serem negociados, o investidor precisa escolher entre ações subordinadas, preferenciais e units. A depender do tipo da ação adquirida, o acionista pode votar em assembleias gerais da empresa, participar dos lucros e opinar no valor de venda sua ação, caso a empresa seja vendida e isso é possível diferenciar a partir das classes das ações.
Ações ordinárias (ON)
Ações ordinárias são as ações representadas pelo dígito 3 no final do código, elas são caracterizadas por garantir direito de voto ao acionista.Quando alguém se refere a uma ação de uma empresa, geralmente está se referindo a ações ordinárias. Aqueles que compram estas ações, que são representados por três dígitos, estarão essencialmente comprando ações de propriedade de uma empresa.
O titular de ações ordinárias terá direito a voto, que aumenta proporcionalmente com a quantidade de ações que o titular possuir, no entanto para o pequeno investidor, esse direito é bastante limitado, já que seu voto pode ser bastante insignificante perto dos grandes investidores.
A Lei das Sociedades Anônimas assegura que cada acionista teria direito a receber por suas ações no mínimo 80% do valor pago para o controlador. No mercado, isso é chamado de tag along.
As ações ordinárias são o tipo de investimento de capital mais comum para os investidores. Eles podem oferecer: crescimento de capital, receita de dividendos, privilégios de voto e liquidez.
Ações preferenciais (PN)
Em contrapartida, estas ações têm preferência no recebimento de resultados aos acionistas. Isso significa dizer que quando uma empresa pagar dividendos, ou seja, parcelas de lucro distribuídos aos acionistas, dará prioridade aos papéis PN. Em geral, esse tipo de ação, classificada com 4 dígitos, possui melhor liquidez na bolsa, tornando a venda mais fácil.
Por outro lado, as ações preferenciais não concedem direito de voto e também não beneficiam o acionista com uma participação no prêmio de controle em caso de venda. Estas ações ganham destaques por ser a mais indicada para os pequenos investidores, uma vez que são fáceis de serem negociadas e dão preferência no recebimento de dividendos, caso a empresa tenha lucro.
Ação Unit
As unit são uma espécie de pacote de classes de ações variadas que são negociadas de forma agrupada, ou seja, unidas. São ações que funcionam como pacotes de ativos. Em uma única ação, a empresa que emite uma unit reúne ações preferenciais (PN) e ações ordinárias (ON). Embora sejam minoria na Bolsa de Valores, as units são utilizadas, em geral, quando uma empresa decide emitir mais ações, sem correr o risco de perder o controle da companhia.
Normalmente, as Units são constituídas por mais de uma classe de ações, como, por exemplo: 1 ação ordinária (ON) + 2 ações preferenciais (PN). Desta forma, ao investir neste ativo, o investidor acaba comprando esses dois tipos de ações de uma determinada empresa. As units também podem ser chamadas de certificado de depósito de ações. Isso é: um conjunto que agrega as diversas características de cada um dos seus componentes.