A crise é uma fase que atingiu uma boa parte das grandes companhias vigentes no mercado atual, porém essas empresas não se deixaram abater e fizeram uso de quatro práticas essenciais para os micro e pequenos empresários passarem por crises. É possível encontrar um caminho em direção a sobrevivência a uma crise com planejamento, dedicação e compreensão do mercado.
À primeira instância, em tempos de crise se faz necessário ter maior controle sobre os custos e principalmente fazer o esforço de reduzi-los o máximo possível, além explorar novas oportunidades de minimizando os impactos nas finanças da organização. Ideias para reduzir custos nas empresas ajudará a mantendo um controle e também trará experiência para, futuramente, quando o caixa da companhia já estiver apresentando estabilidade, ajudará a manter um ritmo mais econômico sobre os gastos, uma vez que quanto menor for o valor das despesas da organização, maior será sua lucratividade. Na prática liste todos os custos fixos e variáveis da empresa, em seguida calcule a média de cada um deles nos últimos 3 meses. A partir daí, baseado nas médias, identifique quais são os dez maiores custos e dentre os 10 maiores escolhidos, quais são os três principais. Descobrindo isso, direcione seus esforços para reduzir o máximo possível dos três custos principais.
Pensar em estratégias que desenvolvam e aumentem a produtividade da empresa sem que isso gera mais gastos é uma ótima ação para driblar a crise. Uma opção que deve ser feita imediatamente para a potencialização da produtividade é a de eliminação da burocracia, para que os processos sejam mais dinâmicos e eficientes.
Invista em resultados rápidos é uma boa maneira de sobreviver à crise. Este movimento irá permitir que a empresa se erga contra esta âncora que tenta quebrar as pernas da companhia. Outro ponto interessante é a inovação, que pode não somente impulsionar as empresas em tempos de crise, como também ser a mesma solução para os clientes que podem estar passando pelo mesmo problema. Desta forma identificar novas oportunidades na sua carteira de clientes pode ser uma ideia estratégica e promissora de superar uma crise na corporação.