Educação financeira

Stop Loss: saiba como investir com proteção

Conheça a ferramenta tem objetivo de ajudar o investidor a gerenciar seus riscos e evitar possíveis perdas.

Investidores que tem um perfil mais conservador de preferir não abrir mão de 100% de segurança utilizam da ferramenta Stop Loss, com objetivo de ajudar o investidor a gerenciar seus riscos e evitar possíveis perdas.  Um stop é uma ordem que pode ser programada para ser disparada à corretora assim que atingir um determinado preço sobre a ação incidente. Essa programação é feita pela Internet, diretamente na plataforma ou sistema de operação da corretora que você escolheu (Home Broker).

Investir em rendas variáveis é estar ciente que a volatilidade é uma característica intrínseca no mercado,por isso, nem sempre um ativo tem o desempenho esperado. Com isso, uma forma de evitar prejuízos que não sejam controlados, é criar uma ordem de Stop Loss para o momento em que o preço do ativo chegar em um limite de perda definido.

O nome stop está vinculado ao conceito de ordem de disparo ou gatilho (quando a ordem é aberta), mas, por estar atrelada a uma ordem limite, muitas vezes é confundida. A ordem limite Stop Loss não impedirá perdas, mas ela fará com que o domínio sobre as situações seja maior. Assim, o investidor vai estar despreparado para as oscilações que costumam acontecer no mercado de ações.

É importante que haja a definição correta dos gatilhos utilizando uma projeção de análise técnica sobre o ativo. Uma alternativa é buscar uma janela dos movimentos mais prováveis desse ativo e, com isso, tentar prever o que irá acontecer com ele no curto prazo.

Outro ponto necessário é considerar o contexto pessoal ao definir esses gatilhos. EM uma autoavaliação, o investidor deve reconhecer o seu perfil e a partir daí estabelecer um gatilho de Stop Loss um pouco abaixo do percentual de queda previsto na análise técnica, sendo mais conservador acreditando em uma valorização, ou uma estratégia mais ousada ao determinar um stop de ordem mais alta. Existem tres tipos de Stop Loss.

No mercado de renda variável as oscilações são comuns, é da natureza dos ativos que variam, gerando rentabilidade ou prejuízo. No entanto, esta ferramenta funciona como  proteção para evitar perdas. 

Por fim, é extremamente recomendável que o investidor realize consultas com especialistas e estude as empresas detentoras das ações que foram adquiridas antes de programar o Stop Loss. Desta forma, evita-se que a ação seja vendida desnecessariamente no caso de uma queda que ainda pode ser revertida no futuro.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile