Autorizações foram para operações eólicas e solares na Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, entre outros estados
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) concedeu às empresas Auren, Elera, Engie, Essentia e Statkraft operarem usinas de energias renováveis em diferentes estados do Nordeste.
Conforme consta no Diário Oficial da União, em edições publicadas ao longo desses primeiros dias de janeiro de 2024, as companhias tiveram aprovação para atuar comercialmente usinas eólicas e solares.
Um dos estados onde ocorreu a lieração foi a Bahia, concedida para a Statkraft, que teve aprovação para iniciar operação da unidade geradora UG2, com 5,7 MW de eólica no município de Ibipeba, como parte do projeto híbrido da companhia.
Também na Bahia, entre os municípios de Itaguaçu e Xique-Xique, recebeu autorização da Aneel a empresa Essentia Energia, que poderá operar a UG1 da eólica Ventos de São Vitor 4, bem como outras usinas próximas, que juntas somam 18,6 MW de capacidade instalada.
A Engie recebeu liberação para operar no Rio Grande do Norte, na cidade de Lajes, com usinas que somam 24,8 MW de capacidade instalada.
No mesmo estado, a Elera Renováveis foi autorizada pela Anel para operar comercialmente as usinas G1 e G5, na cidade de Parelhas. A liberação ocorreu para 22,5 MW da eólica Oeste Seridó V.
No Piauí, a Auren teve autorização comercial autorizada para operar as usinas localizadas na cidade de Curral Novo do Piauí, unidades com capacidade instalada de 48,1 MW.