A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu a operação comercial parcial de parte do Complexo Eólico Ventos do Araripe. A titularidade do empreendimento é da AES Brasil Operações, e as unidades ficam em Simões e Caldeirão Grande do Piauí, no Piauí.
Por meio de comunicado, foi informado que a subestação Chapada I teve uma indisponibilidade prolongada decorrente do desligamento de um transformador por presença de gases inflamáveis, o que reduziu em 120 MW a potência disponibilizada.
A indisponibilidade ocorre nos parques eólicos Ventos de Santos Onofre I, Ventos de Santos OnofreII9, Ventos de Santa Joana VI, Ventos de Santa Joana XIV. A previsão inicial de retorno seria em 20 de novembro de 2023, 16 dias após o problema no transformador.
As previsões de retorno se estenderam, mas a operação não foi retomada de fato, e a responsável não apresentou argumentos suficientemente convincentes que impedissem a suspensão da operação, quando se verificou a indisponibilidade parcial do complexo em torno de 13,3 MW.
A Aneel decidiu ainda que quando os reparos forem concluídos e a disponibilidade retomada, a operação comercial da unidade será restabelecida.