Parlamento

Câmara debaterá impactos da transição energética na mineração

Brasil tem reservas de terras-raras, usados em turbinas eólicas e motores elétricos
- Divulgação Enel / Arquivo
Brasil tem reservas de terras-raras, usados em turbinas eólicas e motores elétricos - Divulgação Enel / Arquivo

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (23), a partir das 14h, um seminário sobre mineração e transição energética. O evento será realizado a pedido do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), e será transmitido pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

“A nova ordem mundial é a mudança para uma economia verde, neutra em carbono, pautada na transição energética, com previsão de crescimento mundial da geração de energia renovável”, afirma Silva, que é presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável.

Para suprir a demanda dessas novas tecnologias, o parlamentar alerta que será necessário um crescimento expressivo na oferta de insumos minerais, como lítio, níquel, cobre e terras-raras (grupo de 17 elementos químicos considerados bons condutores de calor e eletricidade e que interessam à indústria de alta tecnologia).

“Não haverá transição energética sem mineração e não é novidade que o Brasil dispõe de relevante potencial mineral e possui um papel fundamental no suprimento das cadeias nacional e internacional”, afirma Zé Silva.