BEN

Cana-de-açúcar ainda é a principal fonte primária de energia renovável

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

A cana-de-açúcar é a principal fonte primária de energia renovável do Brasil e já representa 16,9% de participação na Oferta Interna de Energia (OIE) do país. A biomassa da cana ultrapassa a média de renovabilidade observada no resto do mundo, em torno de 14,7%, segundo o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024 – elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME). O índice também é superior aos 12,6% observados nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“A cadeia produtiva da cana-de-açúcar gera empregos diretos e indiretos, movimentando a economia e trazendo riqueza ao país. É um insumo de extrema importância para o nosso povo, e deve ajudar o Brasil a promover mudanças em direção à transição energética justa e inclusiva, que é uma de nossas prioridades”, aponta o ministro Alexandre Silveira.

Responsável por 84% de participação na produção do etanol brasileiro, a biomassa da cana desempenha papel crucial na oferta de energia no país. Alinhado aos objetivos de redução de emissões de gases de efeito estufa, o Brasil aposta na oferta de biocombustíveis como alternativa aos combustíveis derivados do petróleo, auxiliando na descarbonização do setor de transportes.