Energia Solar

Congresso no Ceará debaterá avanços no armazenamento de energia

Divulgação
Divulgação

O Intersolar Summit Brasil Nordeste, que será realizado em Fortaleza, discutirá o panorama do mercado internacional e nacional de armazenamento de energia elétrica. No dia 11 de abril, Aldhir Alexandre Alves, engenheiro de vendas da Moura S/A, e Marcelo Rodrigues, vice-presidente de Negócios e Inovação da UCB S/A, debaterão os avanços do armazenamento de energia.

O foco da discussão serão as aplicações de armazenamento de grande porte, acopladas a usinas fotovoltaicas, bem como perspectivas do armazenamento no âmbito da geração distribuída. Os debatedores abordarão ainda os últimos avanços tecnológicos de baterias.

O tema tem avançado no Brasil. Além de discussões, o país passou a contar, em agosto de 2023, com a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE). O presidente da entidade, Markus Vlasits, é um dos curadores do Intersolar Summit Brasil Nordeste.

A associação tem como premissa a importância do armazenamento de energia para a segurança do sistema elétrico, a descarbonização da matriz elétrica e a modicidade tarifária. Além disso, a ABSAE visa incentivar investimentos nessa área e de políticas públicas que garantam a competitividade do segmento.

Organizado pela Aranda Eventos & Congressos, em colaboração com a Solar Promotion International GmbH da Alemanha, o Summit trará à tona discussões estratégicas para o futuro do setor. O Ceará, destacando-se como um dos estados mais promissores, ocupa a quarta posição em geração centralizada e apresenta 833,8 MW de capacidade instalada em geração distribuída. O estado também tem demonstrado um potencial notável para liderar a produção de hidrogênio verde, com mais de 30 memorandos de entendimento assinados e empresas que preveem iniciar a produção já em 2024.

Já em sua quarta edição, o Intersolar Summit Brasil Nordeste se consolidou no calendário de Fortaleza, atraindo 100 empresas expositoras em um espaço de 5.000 m² e esperando mais de 5.000 visitantes. Profissionais do setor de energia solar e renováveis terão a oportunidade de fazer networking, descobrir as últimas tendências e inovações em tecnologia solar e estabelecer conexões com empresas líderes do mercado.