Green Energy Report

Engie vende transportadora de gás e renova caixa com R$ 3,1 bi para investir em renováveis

Anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (28)

Seguindo seu foco em energias renováveis, a Engie Brasil anunciou na noite desta sexta-feira (28) que vendeu uma participação de 15% na TAG (Transportadora Associada de Gás) para o fundo pensão canadense CDPQ, mantendo uma fatia de 17,5% na operação. A venda gerou para a Engie um caixa de R$ 3,1 bilhões, visando a rotação de ativos de caixa, bem como investimentos de projetos em curso.

O comunicado oficial da Engie Brasil Energia foi feito em teleconferência com investidores e acionistas. “A venda vai monetizar a empresa. Não queríamos pressionar os ratings de dívidas. A recente aquisição de plantas solares da Altás também vai requerer capital”, afrirmou o diretor presidente da companhia, Eduardo Sattamini.

O executivo disse ainda que o gás continua sendo parte dos negócios da Engie, sendo também considerado estratégio no contexto atual. Contudo, reforçou o foco em negócios de energia elétrica de geração e transmissão. Apesar da venda apenas de uma fatia, a Engie não descarta a venda do restante da porcentagem, caso as condições de marcado não sejam favoráveis.