Transição energética

Governador da Bahia defende parceria sustentável entre Nordeste e Europa

Reprodução / Instagram
Reprodução / Instagram

Dezenas de empresários, representantes de organizações governamentais e investidores europeus se reuniram nesta quinta-feira (16), em Berlim, na Alemanha, para serem apresentados às oportunidades de investimento e colaboração nos nove estados do Nordeste brasileiro.

O governador baiano, Jerônimo Rodrigues, foi um dos participantes da agenda promovida pela Apex Brasil e pelo Consórcio Nordeste, com foco em abrir caminho para novas parcerias com empresas, principalmente da cadeia de transição energética.

Ao falar para o público do evento, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a Bahia e a região Nordeste como donos de um grande potencial para investimentos e defendeu ainda, a importância de que a chegada do capital estrangeiro nos estados reflita para além do ambiente econômico.

“Nós estamos aqui com nove estados brasileiros, [mas] não é apenas o somatório de nove estados; nós estamos trazendo uma imagem do Brasil, um Brasil que nós queremos construir. Nós não trazemos para os empresários alemães apenas uma demanda, pelo contrário nós estamos trazendo um potencial e um interesse de amadurecermos uma matriz de desenvolvimento. Nós sabemos o que queremos, a vinda nossa aqui tem intencionalidade de construção de um ambiente favorável à geração de renda, elevação de PIB, mas, acima de tudo, de inclusão com o potencial nosso de energia solar, de energia eólica, de biomassa e de hidrogênio verde”.

Jerônimo Rodrigues

Nesta sexta-feira, os governadores nordestinos realizaram a última reunião agendada na Chancelaria do Governo Alemão, onde destacaram o protagonismo do Nordeste brasileiro no sentido da transição energética.

“O Brasil respira novos ares políticos, com relações internacionais bem firmadas, fornecendo boas perspectivas e novas possibilidades de desenvolvimento para o país, em especial para o Nordeste e para a Bahia, que desponta como uma das principais regiões do planeta para produção de hidrogênio verde. Retornamos para casa com boas expectativas e novas parcerias em vista”, escreveu Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (17), no Instagram.